Equipe

NOSSA HISTÓRIA

04/08/2017 às 19:08 PESCA

A União Geral de Senhoras Batistas do Brasil (hoje União Feminina Missionária Batista do Brasil - UFMBB), em sua assembléia anual em 1939, idealizou ter uma casa para apoio espiritual e atendimento social às comunidades carentes.

Este sonho tornou-se realidade com a chegada da missionária norte-americana Catherine Flo Chappell, convidada pela então União Geral para dirigir a Casa Batista da Amizade, após a sua fundação em agosto de 1954, a qual deveria também servir de local de estágio para as alunas do então Instituto de Treinamento Cristão, ITC, vindo a ser Departamento de Assistência Social do Instituto Batista de Educação Religiosa (antigo ITC e atual CIEM - Centro Integrado de Educação e Missões).

As atividades, com ênfase sócio-educativa, começaram a ser desenvolvidas em sede provisória no Bairro do Rio Comprido, no Rio de Janeiro.

Em 1956 missionários batistas norte-americanos adquirem a propriedade da Rua Miguel Galvão, 30 - Engenho Novo, que mais tarde passa a pertencer à UFMBB.

Em 1970, a Casa passa a ser dirigida pela missionária Marilois Kirkesy, permanecendo nesta função por 18 anos.

Funcionária da Casa desde 1978, Zuleica Goulart Faria de Moraes, assume a direção em 1988, tendo à sua frente um grande desafio: o sustento da Casa que até então vinha sendo feito por missionários batistas norte-americanos, passa gradativamente a ser responsabilidade da UFMBB.

O processo de autonomia financeira tem percorrido todos estes anos. Em 1998 surge o GRUPO AMAM (Amigos da Amizade) composto por pessoas físicas, igrejas, instituições particulares, associações e empresas que desejam apoiar financeiramente este projeto, visando seu auto-sustento.

Buscando implementar as atividades desenvolvidas e viabilizar maiores parcerias, assume a administração a Sra. Sônia Maria dos Anjos Santos, em 2001. Em 2002, ela passa a direção da Casa para a Sra. Márcia Fernandes Kopanyshyn.

No dia 29 de novembro de 2002, com o objetivo de adequar as atividades da Casa à Lei Orgânica da Assistência Social, com autorização e apoio de UFMBB, acontece uma assembléia de constituição do PROJETO EDUCACIONAL E SOCIAL CASA DA AMIZADE.

Com 35 pessoas presentes, entre Amigos da Amizade, Voluntários atuantes na Casa, antigos colaboradores e funcionários da UFMBB a Casa Batista da Amizade passa a ter personalidade jurídica em 31 de janeiro de 2003.

Hoje a Casa Batista da Amizade tem a continuação de sua história através do PROJETO EDUCACIONAL E SOCIAL CASA DA AMIZADE (P.E.S.C.A).


CURTA A Casa da Amizade